Blog

A comunicação visual através dos uniformes

Os uniformes são muito mais do que uma forma de reconhecimento dos funcionários dentro de uma empresa. Eles são peça chave na comunicação visual e na imagem que sua empresa carrega para o público.

Seja por uma questão de se diferenciar da concorrência ou por elevar a qualidade do atendimento e do serviço/produto oferecido, o uniforme é a primeira impressão que você causa. Por isso, precisa ter bastante cuidado para não transmitir a impressão errada!

Primeiro, vamos explicar o que é comunicação visual:

Nada mas é do que aquilo que você “fala” sem por em palavras. Vamos pensar juntos? Um restaurante onde a cozinha se encontra suja e mal cuidada, com a fachada manchada, placas desbotadas e cardápios engordurados transmitem com clareza um desleixo por parte dos administradores e da equipe. Não importa quão boa seja a comida, você sempre irá lembrar desse lugar como “o lugar sujo e feio”.

Na sua empresa, é necessário ter os mesmos cuidados que se tem com o ambiente, só que com as vestimentas de todos os funcionários.
Cada tipo de empresa demanda um tipo de uniforme. Inclusive, a grande maioria conta com órgãos legisladores que exigem certas normas de segurança e cuidados, como clínicas e hospitais.

Vamos exemplificar.

Um escritório de advocacia exige um traje formal, geralmente camisa, calça e sapato social, blazer ou ternos e até gravatas. Isso acontece por causa da regulamentação da autoridade nos advogados dentro do juizado. No dia a dia da empresa, estão em contato frequente com clientes e precisam manter a autoridade e formalidade em reuniões e encontros.

Agora veja, imagine entrar em um supermercado e se deparar com funcionários de terno e gravata? Você pensará que está em algum tipo de evento ou degustação especial. Algumas ocasiões exigem essa formalidade, outras não. Em um supermercado, há maneiras mais discretas de transmitir seriedade, como camisas polo e calça de alfaiataria. Em outros casos, uma camisa de malha confortável já basta.

O que você precisa ter em mente é o tipo de mensagem que você quer transmitir sem precisar falar nada. É uma imagem descontraída e leve? Ou elegante e séria?

Grande parte de alguns tipos de empresa são formadas por mulheres. Elas merecem uma certa delicadeza e feminilidade em seus uniformes. Secretárias por exemplo, podem trazer isso em blusas de seda ou cetim, ou em bordados e babados nos braços e ombros.

Quando pensar em uniformes, tenha na ponta da língua qual imagem você quer fixar na cabeça do seu cliente. Assim, nós conseguimos indicar a você o estilo, tecido e tons ideais para reforçar essa estratégia de marketing que funciona há anos!

Se ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco e ajudaremos a resolver! Até breve!

Compartilhe com seus amigos:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros conteúdos:

Secretárias: Qual o traje ideal?

A primeira impressão é a que fica! Por isso, hoje conheceremos alguns uniformes ideais para secretárias, essas profissionais tão importantes para o bom funcionamento de

Tecidos de uniformes de Qualidade

Hoje iremos falar um pouco da nossa matéria prima, a parte fundamental que fará toda diferença no resultado final dos uniformes: o tecido.  De nada